segunda-feira, 2 de junho de 2014

Clima de outono traz doenças respiratórias


Antes mesmo da chegada do inverno, a amplitude térmica característica do outono favorece o aumento do número de casos de doenças respiratórias, sobretudo entre crianças. 
A maioria dos casos envolve gripe e tosse, amigdalites e outras infecções. Além da variação de temperatura, o maior tempo de permanência em ambientes fechados e aglomerações se torna um dos principais vilões da saúde. “Com a chegada do frio, os números devem aumentar”, prevê.
A frequente higienização das mãos é apontada por Ana como uma medida preventiva poderosa. O ideal é manter as crianças sempre bem nutridas e hidratadas. As roupas devem ser adequadas ao clima – nem muito quentes, nem frescas demais. Para as portadoras de doenças respiratórias, como asma e rinite, deve-se redobrar a atenção e iniciar tratamento preventivo reforçado pelas vacinas contra gripes.

O que é

Amplitude térmica é a diferença entre as temperaturas máxima e a mínima registradas em um determinado período de tempo. Quanto maior essa distância, maior é o desconforto humano.

Dicas de prevenção

Lavar as mãos com frequência
Alimentação saudável e ingestão de água
Evitar aglomerações e manter a casa sempre arejada e limpa
Manter o cartão de vacinação em dia
Manter as vias aéreas limpas
Vestir roupas adequadas ao clima
Utilizar preferencialmente lenços de papel
Em caso de febre e outras complicações, consultar um médico.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário